terça-feira, 8 de setembro de 2009

Energia Solar

O Sol sempre foi utilizado como fonte de energia, porém a tecnologia de produção de energia elétrica a partir do Sol só começou a ser imaginada como, conhecemos hoje em 1954, quando o físico americano Calvin Fuller anunciou a criação da primeira célula solar.
Existem várias formas de produzir energia elétrica através da luz solar. Entre eles existe o que utiliza refletores altos e côncavos, como o de uma parabólica, que foca a luz do Sol em tubos, que aquecem água, que ferve e se transforma em vapor, este é usado para girar uma turbina gerando assim energia elétrica. Porém esse método tem um grande defeito, só pode ser utilizado em dias ensolarados, pois só dessa maneira é possível aquecer a água para mover as turbinas.
Entretanto, um método mais moderno é a utilização de células solares, ou células fotovoltaicas, que transformam diretamente a luz solar em eletricidade. Esse método de para a obtenção de energia pode ser encontrado em calculadoras e também em naves espaciais. Um método simples que é utilizado em prol de grandes tecnologias.
O funcionamento dessas células ocorre da seguinte maneira: a célula fica exposta ao Sol, os electrões contidos na célula se descolam de seus núcleos e se deslocam para a superfície da placa solar. Es duas extremidades da célula estão ligadas por um fio condutor elétrico, assim o movimento dos electrões gera uma corrente elétrica, produzindo assim a energia elétrica. Esse modo de “fabricação” de energia possibilita o armazenamento dessa energia em baterias, o que permite a utilização da energia produzida a qualquer hora do dia ou da noite.
A energia solar tem vários benefícios, como por exemplo, não poluir durante o seu uso, a poluição causada pela energia solar é totalmente controlada, pois ela só gera poluição no momento de fabricação de equipamentos. Outro benefício é que as centrais solares necessitam de pouca manutenção, além de poder ser utilizada em locais remotos de difícil acesso, ou em países tropicais, como o Brasil, pois praticamente todo território tropical tem grande incidência solar. Porem a energia solar é muito cara em relação a outros métodos de obtenção de energia, além disso, a produção varia muito de acordo com condições climáticas, como chuva neve, o que desfavorece a energia solar.
Os maiores produtores de energia solar, no entanto, são países onde o clima é instável, e não há predominância de calor. São eles Japão, Alemanha e Estados Unidos. Em 2007 foi inaugurado em Serpa, Portugal a maior central solar do mundo, porem existem projetos que prometem ter uma capacidade seis vezes maior do que a de Serpa.
A energia solar seria uma ótima alternativa para tentarmos frear o grande consumo de energia poluente.
Postado por Anna L. Giacomelli

Um comentário: