domingo, 11 de julho de 2010

ENERGIA ALTERNATIVA




Cientistas da Comissão de Energia Atômica, em Grenoble, França, sob a liderança de Jean-Jacques Chaillout, criaram sensores com materiais piezoelétricos, que convertem energia mecênica em energia eletrica, para transformar a energia dos pingos da chuva em eletricidade. Cada sensor é capaz de produzir um watt por hora, por metro quadrado. Esto é pouco: a quantidade de eletricidade é um milhão de vezes menor que a gerada a partir de energia solar. O projeto, ainda em fase experimental, não se mostra muito eficaz, mas é uma nova alternativa de energia. Segundo os cientistas, o novo método ainda poderá ser aplicado em torres de resfriamento de estações de energia nuclear.



Artigo retirado da Revista Planeta - 04/2008

Postado por Anna Leticia Giacomelli.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Eletricidade Mudou Nossa Vida


Apague as luzes se dua casa. Desligue a geladeira. Vá tomar um banho gelado. Pois é, era assim que as pessoas viviam sem a eletricidade. Graças a essa corrente elétrica saímos da era dos lampiões e velas para uma era cheia de luz. A concervação dos aimentos foi outro benefício que a eletricidade nos trouxe. Além disso, inúmeras inovações tecnológicas foram possíveis através da eletricidade.

Voltemos para o século passado, as casas eram iluminadas pelas velas e lampiões. Quando a "luz" chegou, as cidades passaram a ser claras durante as noites, que antes eram apenas iluminadas pela lua. E hoje, em pleno no século XXI, não sabemos o que fazer quando falta luz em nossa casa.

Além de iluminar as noites, a eletricidade permitiu a concervação dos alimentos. O sal e a banha, em um primeiro momneto eram usados para esse fim. Depos a geladeira começou a ser usada, porém o seu motor era ativado por querosene e gás. Com a eletricidade os alimentos passaram a durar mais, e o desperdício também diminuiu.

E a cada momento ocorrem mais inovações tecnológicas que aparecem graças a eletricidade. Máquinas são movidas a eletricidade. O computador além de ser movido pela eletricidade é resultante da energia elétrica. Desde as simples brocas dos dentistas, aos microscópios mais modernos a eletricidade está presente.

A eletricidade permitiu a modernização da vida. Ajudou a construir tecnologia em prol do bem estar populacional, porém contribuiu para a criação de bmbozs, armar de guerra e vários outros instrumentos que prejudicam os seres humanos. Contudo, ao colocarmos em uma balança o saldo de qualidades trazidas por ela é muito maior. Quando Willian Gilbert e Benjamin Franklin imaginaram que o motivo dos seus estudos causaria uma revolução na humanidade.



Postado por: Anna Leticia Giacomelli