segunda-feira, 18 de julho de 2011

Você Sabia...


    Você sabia que em novembro de 2009, a Aquamarine Power, do Reino Unido, lançou um equipamento de 194t preso ap solo oceânico perto das ilhas Órcades, chamado Oyster. Trata-se de uma simples aba mecânica que, a 10m da superfície, oscila com a passagem das ondas e movimenta pistões hidráulicos para alimentar uma turbina. Esse modelo de demonstração foi feito para produzir cerca de 315 quilowatts de energia, sendo este o maior equipamento hidroelétrico de energia de ondas.
    A energia hidráulica continua sendo a maior contribuição para energia renovável, atingindo 770 gigawatts em 2007.

Fonte: Guinness World Records 2011.
Postado por Anna Leticia Giacomelli.

Você Sabia...



Que em 1989 foram descobertos os blue jets, que são fenômenos elétricos que se projetam, de forma cônica, para cima das nuvens cúmulos-nimbos, durante uma tempestade. No dia 14/09/2001, cintistas em Porto Rico registraram um blue jet que se projetou cerca de 80km acima da tempestade e durou menos de um segundo.

Fonte: Guinness World Records 2011.

Postado por Anna Leticia Giacomelli.

Fé Sustentável


    

Os templos religiosos são locais onde se encontra a espiritualidade, mas não apenas isso. Com as mudanças climáticas, e com a conscientização sobre a utilização de materiais alternativos e energias mais limpas, os templos religiosos também estão se adequando.
    Um exemplo dessa adequação é o gigante Templo de Salomão, que está sendo construido em São Paulo, será o maior templo da Igreja Universal, com capacidade para 13 mil pessoas, e busca a certificação LEED. Já na Índia, o templo hindu Sri Venkatesware aboliu completamente sacos e copos plásticos.
    Outro templo construído com preocupações ambientais é o templo budista Wat Pa Maha Chedi Kaew, na Tailândia. Este templo é construído totalemte com garrafas de cerveja. Nos Estados Unidos, a sinagoga do estado de Illinois usa madeira reaproveitada de celeiros na exterior e tem certificação ambiental LEED. Outra obra que está ficando pronta em São Paulo, é um centro de treinamento e de alojamentos da entidade religiosa Sukyo Mahikari, de origem japonesa, que terá certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental), que exige da construção 14 metas, que vão desde economia de água e energia até conforto térmico e acústico.

 
Fragmento da reportagem Fé no Planeta, da revista Isto É, 29/06/11
Postado por Anna Leticia Giacomelli.