sábado, 14 de agosto de 2010

Uma Planta Consegue Fazer Fotossíntese Apenas com Luz Elétrica?



Sim, um vegetal comsegue usar a energia contida na luz elétrica para fazer fotossíntese. Mas não é só pegar um vaso e colocar em um quarto iluminado artificialmete, não. Para dar certo, o local em que a planta está deve ter uma mistura de lâmpadas incandescentes e fluorescentes. O processo só deve ser feito em laboratório, até porque o processo pode ser prejudicial a saúde da plantinha. "As luzes incandescentes aumentam a temperatura ao redor da planta, provocando o fechamento dos estômatos pela desidratação das folhas", afirma a bióloga Durvalina Maria Mathias dos Santos, professora de fisiologia vegetal da Unesp de Jaboticabal (SP). Os estômatos são as estruturas que realizam as trocas gasosas entre a planta e o sol. As plantas conseguem viver até sem terra. A hidroponia, por exemplo, é uma técnica de origem oriental em que o cultivo é feito apenas com água e nutrientes, sem solo. Os nutrientes adicionados à água são os elementos químicos que existem normalmente no solo, como o fósforo e o potássio.



Fote: Revista Mundo Estranho: Maio/2010

Postado por Anna Leticia Giacomelli.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Charles Augustin de Coulomb


Charles de Coulomb nasceu em 14 de junho de 1736, na cidade de Angoulemê, França. Vindo de uma família rica, recebeu a melhor ensino da época, nas áreas de Matemática, Astronomia, Química e Botânica.

Passou nove anos nas Índias Ocidentais como engenheiro militar, no entanto teve que voltar a França, pois estava debilitado, passando a sde dedicar apenas aos estudos.

Este iniciou suas pesquisas no ramo da eletricidade e do magnetismo para participar de um concurso aberto da Academia de Ciências sobre a fabricação de agulhas imantadas. Estudou atrito e descobriu a eletrização superficial dos condutores. Formulou a lei de atração e repulsão entre cargas elétricas.

Publicou 7 tratados sobre eletricidade e magnetismo, e outros sobre fenômenos de torção, o atrito entre sólidos, etc. Experimentador genial e rigoroso, Coulomb realizou uma experiÊncia histórica com uma balança de torção para determinar a força exercida entre duas cargas elétricas. Este experimeto possibilitou a formulação da conhecida Lei de Coulomb.

Para homenagea-lo, devido aos seus estudos, o nome dado a unidade da carga carga elétrica é Coulomb (C). Um elétrons tem uma carga de 1,6x10^-19.

Nos últimos quatro anos de sua vida, Coulomb foi inspetor geral do Ensino Público francês. Faleceu no dia 23 de agosto de 1806, em Paris.


Postado por Anna Leticia Giacomelli.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Apagão.



A energia elétrica é transmitida para as cidades do planeta através de redes elétricas, no entanto alguns problemas técnicos podem interromper tal transmissão, gerando o famoso apagão. Segue abaixo o top 5 dos apagões que duraram mais tempo, ocorridos no mundo.


1° Lugar: Canadá/Estados Unidos (novembro de 1965).
Duração: Pouco mais de 12 horas.
População afetada: 30 milhões.
Causa: Um funcionário das principais estações elétricas dos Estados Unidos e do Canadá ativou um sistema de segurança que barrou o fornecimento de energia.


2° Lugar: Itália/Suíça (setembro de 2003).
Duração: 12 horas.
População afetada: 56 milhões.
Causa: uma tempestade distruiu uma linha elétrica que alimentava a Itália e parte da Suíça. O defeito ainda descarregou parte da França e da Áustria.


3° Lugar: Canadá/Estados Unidos (agosto de 2003)
Duração: pouco menos de 12 horas.
População afetada: 55 milhões.
Causa: árvores derrubadas por uma tempestade bloquearam linhas e sobrecarregaram mais de cem estações geradoras.


4° Lugar: Indonésia (agosto de 2005).
Duração: Pouco mais de 6 horas.
População afetada: 100 milhões.
Causa: a companhia elétrica não divulgou a causa, mas ressarciu os clientes pelo prejuízo. Jacarta, maior cidade do país, foi um dos lugares mais afetados.


5° Lugar: Brasil/Paraguai (novembro de 2009).
Duração: Pouco mais de 5 horas.
População afetada: 60 milhões.
Causa: Chuvas, ventos e descargas atmosféricas em Itabaré (SP) causaram um curto circuito em três linhas vidas de Itaipu.



Fote: Revista Mundo Estranho maio/2010.
Postado por Anna Leticia Giacomelli