segunda-feira, 27 de julho de 2009

As usinas termoelétricas geram eletricidade a partir da utilização de combustíveis fósseis. Como o próprio nome já diz, termoelétricas é constituído de duas partes: uma térmica produz muito vapor á alta pressão e a outra elétrica produz a eletricidade.
A diferença entre uma usina hidrelétrica e uma usina termoelétrica é que a usina hidrelétrica gera energia elétrica a partir da força da água que move as turbinas. Já a usina termoelétrica gera energia elétrica a partir da queima de combustíveis.
As usinas utilizam óleos combustíveis como exemplo diesel, OCB, biodiesel, gás natural, etc, que, pela queima em um motor, produz o movimento de rotação que permite ao gerador produzir eletricidade.
Também existem usinas que utilizam o bagaço de cana, urânio, palha de arroz, pedaços de madeira, lixo, etc, para produzir o calor que aquece a água em um equipamento chamado caldeira. Esse vapor produzido passa então por uma turbina a vapor que produzirá o movimento necessário ao gerador para gerar energia elétrica. Depois de o vapor ter movimentado as turbinas, o mesmo é enviado a um condensador para ser resfriado e transformado em água líquida para ser reenviado ao caldeirão novamente, gerando assim um novo ciclo. Esse vapor pode ser resfriado utlizando água de um lago, rio ou mar, porém causa danos ecológicos decorrentes do aquecimento da água, sendo assim acontecerá uma diminuição de oxigênio na atmosfera. Outra maneira de resfriar esse vapor é utilizando água armazenada em torres, esta água é enviada em forma de vapor para a atmosfera, alterando assim o regime das chuvas.
Porém dependendo da forma que o caldeirão for aquecido, ele poderá gerar grandes impactos ambientais, pois são soltos na atmosfera, gerando assim poluentes, além de ser um combustível fóssil que não se recupera.
As termoelétricas apresentam um alto custo de operação, em virtude do dinheiro utilizado na compra dos combustíveis. Nos países desenvolvido a energia produzidas por usinas termoelétricas chegam a 70%.
Algumas termoelétricas brasileiras são: Alto do rodriguês (Rio Grande do Norte), Araucária (Paraná), Atalaia (Sergipe), Bariri (São Paulo), Canoas (Rio Grande do Sul), entre outras.



Postado por: Fabiana Flach

Nenhum comentário:

Postar um comentário