terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Alessandro Volta


O Conde Alessandro Antonio Anastasio Volta, foi um físico italiano nascido no dia 18 de fevereiro de 1745 na Lombardia, atual cidade de Como. Durante sua infância, sua família acreditava que o brilhate físico era débil mental, não acreditando na inteligência do garoto que só desenvolveu a fala depois dos 4 anos de idade, no entanto, no início da adolescência já tinha definido seu futuro, como físico.

Aos 7 anos, Volta começa a estudar num colégio jesuíta, e surpreende a todos que acreditavam que ele se tornaria padre, ao optar por estudar máquinas e fenômenos elétricos. Aos 16 anos deixa o colégio, e aos 24 publica seu primeiro artigo sobre a eletricidade, que propiciou sua entrada na Real Escola de Como como professor de física, lecionou na escola até 1779, e durante este período ficou "famoso" entre os cientistas da época pelo seu invento o eletrophorus, de 1775, um aparelho que produz eletricidade estática.

No ano de 1778, durante um passeio no Lago Maggiore, Volta percebeu que ao cutucar o fundo do lago com os remos um gás era desprendido, então Volta armazenou tal gás e verificou que este era inflamável, o batizou de ar inflamável dos pantanos, sendo este o tão comentado metano (CH4) . Com este gás Volta criou um dispositivo que mede a força de uma explosão, a pistola de Volta.

Em 1779 se tornou professor de Física da Universidade de Pávia, onde ocupou tal cargo por 25 anos. Em 1795, Volta casou-se com Teresa Peregrini, filha do C0nde Peregrini, com quem teve três filhos.

Mas seu grande estudo, que marcou definitivamente seu nome entre os grandes físicos do século XVIII nasceu de uma rivalidade entre ele, e o também italiano Luigi Galvani. Galvani começou a fazer experimentos para provar que a eletricidade era transmitida através de tecidos biológicos, fazendo estudos com cadáveres de rãs. A partir daí a competição entre os dois começou e terminou em 1794 quando Volta comprovou que não era nescessário a presença de tecidos biológicos para que houvesse corrente elétrica. Dessa disputa, a primeira pilha foi desenvolvida, em 1800 por Volta. Mas tarde Volta aperfeiçou seu experimento e desenvolveu a "bateria de Volta", na qual ele conseguia obter tensões maiores do que na pilha.

Em 1791 o pacato professor italiano recebeu a medalha Copley, da Royal Society de Londres da qual era membro. Alé desta foi condecorado com a medalha "Honra da Legião" das mãos de Napoleão Bonaparte.

O brilhante físico morreu em 5 de março 1827, aos 82 anos em sua cidade natal. O nome volt foi dado à unidade para potencial e tensão elétrica em homenagem a Volta, que também batizou uma cratera lunar 1964 com seu nome.


Postado por Anna Leticia Giacomelli