domingo, 19 de julho de 2009

Como Funciona uma Hidrelétrica.


A hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica. Mas para que isso ocorra é necessária uma série de fatores para que a usina seja instalada num determinado local. Os principais aspectos são relacionados à natureza, pois a hidrelétrica deve ser construída num local de encontro de rios, e que haja um desnível que permita que a água adquira mais velocidade.
Além disso, deve existir uma vazão mínima para garantir a produtividade. E através da produtividade da hidrelétrica, ela pode ser classificada da seguinte forma: PCH’s, ou Pequenas Centrais Hidrelétricas que produzem de 1 a 30 MW de energia, numa área de reservatório inferior a 3 km², ou como GCH’s, ou Grandes Centrais Hidrelétricas, que produzem mais que 30 MW de energia.
Além dessas classificações, as hidrelétricas podem ser classificadas de outras formas, porém o principio do funcionamento é o mesmo, a água é armazenada na represa passa por uma turbina fazendo-a girar, e essa turbina estando acoplada a um gerador que transforma a energia da turbina em energia elétrica. Quando o processo de fabricação de energia acaba, um transformador aumenta a voltagem da energia produzida, para que ela possa ser transportada até as cidades. Ao chegar às cidades a energia passa por outro transformador diminui sua voltagem para se adequar à necessidade dos aparelhos elétricos das casas.
Entre tanto não é apenas o modo que a energia é produzida que são iguais, os componentes da hidrelétrica normalmente também são iguais. Em toda hidrelétrica existe uma barragem, que é responsável pelo armazenamento da água e pelo maior dano ambiental causado pelas hidrelétricas, a sua construção, e que também é muito usada como uma forma de lazer pela população local, existe também um canal, que é por onde a água passa, as comportas, que são abertas para o envio das águas até as turbinas. As turbinas normalmente possuem uma rotação de 90 rpm graças às várias lâminas que são giradas pela força da água. Existem os geradores que transformam a energia hidráulica em elétrica, devido a uma série de imãs; o transformador, o fluxo de saída e as linhas de transmissão.
O Brasil juntamente com o Paraguai possui a maior usina hidrelétrica do mundo, a Itaipu, porém na China está sendo construída uma nova usina que promete ser maior que a Itaipu. Apesar disso o país que mais produz energia elétrica são os Estados Unidos com uma produção de mais de 300TWh, seguido pelo Canadá que produz cerca de 270TWh.
Apesar das usinas hidroelétricas produzirem uma energia limpa e barata o custo inicial é muito grande, devido à construção das barragens, e dessa forma o impacto ambiental causado por elas também é muito grande. Desse modo várias empresas estão financiando outros tipos de energias que não causam tanta destruição ao meio ambiente.
Autora: Anna Leticia Giacomelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário