sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Charles Augustin de Coulomb


Charles de Coulomb nasceu em 14 de junho de 1736, na cidade de Angoulemê, França. Vindo de uma família rica, recebeu a melhor ensino da época, nas áreas de Matemática, Astronomia, Química e Botânica.

Passou nove anos nas Índias Ocidentais como engenheiro militar, no entanto teve que voltar a França, pois estava debilitado, passando a sde dedicar apenas aos estudos.

Este iniciou suas pesquisas no ramo da eletricidade e do magnetismo para participar de um concurso aberto da Academia de Ciências sobre a fabricação de agulhas imantadas. Estudou atrito e descobriu a eletrização superficial dos condutores. Formulou a lei de atração e repulsão entre cargas elétricas.

Publicou 7 tratados sobre eletricidade e magnetismo, e outros sobre fenômenos de torção, o atrito entre sólidos, etc. Experimentador genial e rigoroso, Coulomb realizou uma experiÊncia histórica com uma balança de torção para determinar a força exercida entre duas cargas elétricas. Este experimeto possibilitou a formulação da conhecida Lei de Coulomb.

Para homenagea-lo, devido aos seus estudos, o nome dado a unidade da carga carga elétrica é Coulomb (C). Um elétrons tem uma carga de 1,6x10^-19.

Nos últimos quatro anos de sua vida, Coulomb foi inspetor geral do Ensino Público francês. Faleceu no dia 23 de agosto de 1806, em Paris.


Postado por Anna Leticia Giacomelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário