quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fontes de energia do Brasil.




Gerar energia sempre tem algum impacto no meio ambiente. O desafio é encontrar meios de produzir energia sustentável e menos agressiva ao ambiente. O Brasil está m posição privilegiada para aproveitar fontes alternativas. Principalmente no nordeste do país, o sol e os ventos constantes viabilizam projetos de energia solar e eólica. No campo da biomassa, o país se destaca na produção de etanol e biodisel.

Porém cerca de 55% das fontes de energia brasileiras não são renováveis. São usados em média para sustentar o Brasil 39% de petróleo, 9% de gás natural, 6% de carvão mineral e 1% de urânio. Substâncias que agridem o meio ambiente ao serem usadas.

No entanto o restante das fontes energéticas do Brasil, que compõe 45% são renováveis. 15% das energias renováveis brasileiras vem direto da força hidráulica, outros 13% da lenha e do carvão vegetal, 14% são utilizados graças a cana-de-açúcar e o restante se divide em outros combustíveis renováveis.

A passos lentos, o Brasil deixará de lado as energias não renováveis, assasinas do meio ambiente, e utilizará cada vez mais as energias renováveis, fazendo sua parte contra o aqueciemento global desenfreado.


Postado por Anna Leticia Giacomelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário