quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Como os peixes-elétricos geram eletricidade.

Puraquê, maior peixe-elétrico do mundo, medindo mais de 2 metros, apresenta uma descarga elétrica de 600 volts.
Os peixes-elétricos apresentam um órgão especializado, chamado órgão elétrico, composto de células que se diferenciaram a partir dos músculos durante o processo evolutivo. Estas se localizam na lateral do corpo do peixe, e agem como como baterias que armazenam eletricidade. Assim como os músculos geram eletricidade ao se contraírem, pela entrada e saída de íons de suas células, cada eletrócito (célula do órgão elétrico) também se carregam e descarregam continuamente. Cada vez que os eletrócitos são estimulados por um comando cerebral, eles produzem uma pequena descarga elétrica de aproximadamente 120 milivolts. Como o órgão elétrico é formado por milhares de eletrócitos que se descarregm ao mesmo tempo, um peixe como o puraquê, originário da Amazônia, com mais de 2 metros de comprimento, pode gerar mais de 600 volts numa única descarga, por isso quanto maior é o animal maior é choque
Existem mais de 120 espécies de peixes-elétricos na América do Sul, no entando o animal com maior capacidade elétrica é o puraquê, já que outros peixes chegam a uma descarga que varia entre menso de 1 e 5 volts. Existem peixes-elétricos nos rios africanos, e nos oceanos há duas espécies de arraias e uma de peixe capazes de emitir descargas elétricas.
As descargas emitidas por esses peixes normalmalmente são dadas para garantir a alimentação do peixe, que atordoa suas presas através do choque, e para a defesa do animal contra predadores. Fortes choques, como os causados pelo puraquê, podem paralizar a vítima e causar o afogamento, porém existem poucos casos de morte por ataque de peixes-elétricos. Um desses poucos casos ocorreu em um aquário, quando um peixe-elétrico saltou para fora do tanque de onde estava. Um funcionário do aquário agarrou o peixe para devolvê-lo à água, no entanto o peixe liberou uma descarga, e como o funcionário tinha um marcapasso, o choque causou uma parada cardíaca.


Fontes: Revista Mundo Estranho - Agosto/2001

Site Terra.

Postado por Anna Leticia Giacomelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário