terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Qual é a fonte de energia do Sol?




A fonte de energia do Sol provem da fusão de átomos de hidrogênio, a mesma fonte de energia da maioria das bombas atômicas. Essa fusão acotece no núcleo do Sol, onde esxite uma pressão 10 mil vezes maior do que no centro da Terra. Apertados, os átomos dp núcleo da estrela se unem: cada quatro átomos de hidrogênio formam um de hélio.

Só que essa conta não é tão precisa assim, pois o quarteto de hidrogênio apresenta massa 0,7% maior que a do hélio. Parece pouco, mas é justamente a sobra de matéria desse processo de fusão que se transforma em luz e calos. "A cada segundo 4,7 toneladas da massa do sol se converte em energia", diz o astrônomo Roberto Dias da Costa, da USP. Isso ocorre há mais de 5 bilhões de anos e vaim durar outro tanto, até que acabe o estoque de hidrogênio do núcleo solar.

O Sol, desse modo, buscará nas suas camadas mais superficiais, tornando-se uma estrela do tipo gigante vermelha. Será um desastre para nós, pois o Sol se expandirá a ponto de engolir a Terra.

Depois a estrela entrará numa espécie de terceira idade espacial, e não vai suportar o crescimento do seu próprio peso, acabará se contraindo e, por fim, vai virar uma anã branca - um tipo de estrela pequena, quase do tamanho da Terra. Com o calor que vai restar dos tempos da juventude, o Sol continuará brilhado fraquinho, até apagar de vez!

Esse processo ocorrre com todas as estrelas, por isso as estrelas são luminosas, e também todas morrem.

Vale lembrar que o Sol é composto po 71% de hidrogênio e 27% de hélio, sendo os 2% restantes compostos de menor importância.


Fonte: Revista Mundo Estranho - Setembro/2002.

Postado por Anna Leticia Giacomelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário