terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O lado oculto lunar.



O lado oculto lunar é considerado por leigos um local onde a luz solar não alcança. Porém esta é uma afirmação erronea, já que, durante as fases do ciclo lunar, a Lua é irradiada por luz solar, mesmo que para observadores, que se encontram na Terra, não seja possível averiguar este fato. Um exemplo desse acontecimento ocorre durante a fase em que a Lua observada da Terra está totalmente escura, na entanto a parte oculta da Lua está sendo iluminada pela luz solar, enquanto a parte visível fica sem receber os raios solares.

Outro fato a se ressaltar, é que o lado lunar oculto tem sua superfície craterada, e um relevo irregular, enquanto o lado visível não apresenta tantas cratera pou um relevo irregular. Esse disposição de crateras e relevos é decorrente do constante choque de corpos espaciais com a superfície oculta do satélite natural da Terra.

Porém, apesar dos constantes choques os sinais que foram deixados no local de pouso da Apollo 11, e pelas pegadas de Armstrong e Aldrim ao pisarem pela primeira vez na Lua, permanecem no mesmo local, pois não existe muitos fatores que possam destruí-los, além das quedas de corpos espaciais. Na Lua não existe vento ou outros fatores que possam causar erosaõ, destruíndo tais marcas.

Outro fato significativo é que o observador terrestre não consegue ver o fogo das estrelas, pois a ausência de atmosfera o torna diferente do que é visto nas chamas presentes na Terra.

Desse modo, cada vez mais pesquisas tecnológicas estão sendo feitas, para explorar a parte oculta lunar. Essas pesquisas vão desde do avanço das lentes, para osobservatórios terrestres, até um modo de captar ondas que indiquem algum movimento estranho, passando por novas fontes de combustível, como o hidrogênio, e pelo estudo da sonoridade no espaço, já que o som não se propaga no váuo. Tudo isso com um objetivo: o de encontrar qualquer vestígio de vida na superfície lunar.


Apesar do texto não se referir muito ao assunto de energia, ele foi elaborado a partir de um texto fictício, intitulado "Café Saturno". E teve como objetivo mostrar como textos não científicos podem transmitir conhecinetos sobre os mais diversos assuntos.


Postado por Anna Leticia Giacomelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário