segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Petróleo: a cada dia, mais perto do fim.


O consenso é geral: até o ano de 2015, as reservas mundiais de petróleo não serão mais suficientes para atender a demanda. Os poços e os campos de hidrocarbonetos ficarão vazios, um após o outro, num processo que, em poucas décadas, transformará as atuais bombas de gasolina em simples memórias do passado. A previsão não vem de militantes ecologistas, nem defensores da opção nuclear que desejam ver o mundo todo semeado de usinas atêmicas. Essa teoria, conhecida pelo nome peak oil (ápice do óleo), foi elaborada por altos integrantes da indústria petrolífera. Eles afirmam que o fim do petróleo não é para depois de amanhã: é para depois de amanhã.
A exploração industrial do petróleo começou na metade dos anos 40, logo após o final da Segunda Grande Guerra. Hoje, a Agência Internacional de Energia informa que mais de 80 milhões de barris diários são consumidos (dados de 2004). A mesma fonte prevê que, até 2030, a demanda aumentará 50%, ou seja, 120 milhões de barris diários.
Diante disso, quais são as reservas mundiais de petróleo, e quanto tempo ainda poderemos viver nesse frenético ritmo de consumo do ouro negro? A Federação Petrolífera da Bélgica estima que elas se aproximam dos 172 bilhões de barris. Se o cálculo estiver correto, poderemos viver ainda 50 anos ao ritmo da produção atual. Mas o problema é que essas cifras atuais são puramente especulativas, baseadas em reservas que ainda não foram descobertas "mas das quais se suspeita a existência".
Incertezas do gênero levam os países explorados a mudar, de maneira aleatória, o montante de suas reservas, criando dúvidas quanto ao número de barris que ainda existem em seus subsolos.


Fragmento da reportagem "Cinco desafios à vida na Terra" da revista Planeta : Setembro/2006

Postado por Anna Leticia Giacomelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário