quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Automóveis movidos a Hidrogênio

O hidrogênio é considerado o combustível mais promissor quando se estudam alternativas ao petróleo para uso em transportes. A célula a combustível é um dispositivo que utiliza o hidrogênio para gerar eletricidade. A eletricidade alimenta os motores elétricos do veículo, emitindo apenas água como subproduto e não há poluentes.
O Brasil se encontra na vanguarda no que se refere às pesquisas que vão contribuir para o uso do hidrogênio como combustível e na geração de energia. Em alguns anos, já teremos geradores de energia nas indústrias e nas próprias residências e carros movidos a hidrogênio circulando pelas ruas. É uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente que trará benefícios para toda a sociedade.
Mas a tendência é que surjam muitas empresas especializadas na comercialização de produtos e processos de aproveitamento do hidrogênio. As próprias empresas de geração de energia terão de se readaptar para não perder seu espaço.Algumas empresas já estão fazendo as adaptações necessárias para que, no futuro, possam ser fornecedoras do sistema baseado no hidrogênio, temos como exemplo a Petrobras, ela já não mais se apresenta apenas como uma empresa de petróleo, mas de energia em geral.
As vantagens do hidrogênio:
- Veículos movidos a hidrogênio não terão motor à combustão. Os motores serão elétricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.
-O processo de geração de energia é descentralizado. Não será necessário construir hidrelétricas gigantescas, como Itaipu. O hidrogênio pode ser produzido a partir de várias fontes: água, combustíveis fósseis e biomassa. Essa produção pode ainda ser feita com o aproveitamento da energia solar ou eólica.
- É uma fonte renovável, inesgotável e não poluente. A produção de energia pode ser realizada em qualquer lugar.
-A geração de energia por meio de pilhas a combustível é pelo menos duas vezes mais eficaz do que a obtida pelos processos tradicionais.

Curiosidade
A Universidade de Ohio nos Estados Unidos já está desenvolvendo uma nova tecnologia que poderá dar mais uma opção de combustível aos automóveis movidos a hidrogênio.
Essa tecnologia está sendo desenvolvida para que utilize a urina como fonte geradora de hidrogênio em automóveis que tenham células de combustível.
A explicação é que a urina é rica em hidrogênio e por isso, através de um sistema de eletrodos de níquel, a urina seria transformada em mais uma fonte de combutíveis para mover os automóveis com essa tecnologia.

Postado por Fernanda Flach


Nenhum comentário:

Postar um comentário