sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Leilão Eólico

Será realizado, neste ano pelo governo federal, um leilão eólico. O Rio Grande do Sul foi o terceiro estado do Brasil em número de projetos inscritos (86) perdendo apenas para o Rio Grande do Norte e o Ceará. Já quanto à potência de geração (2.894 MW), os gaúchos só foram superados pelos potiguares. Essa capacidade corresponde a cerca de 80% da demanda de energia do Rio Grande do Sul.
O primeiro leilão de energia eólica do País atraiu um número surpreendente de empreendimentos de geração. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 441 projetos, que somam a capacidade instalada de 13.341 MW. Os parques eólicos que pretendem participar do leilão abrangem 11 estados em três regiões.
A região Nordeste obteve o maior número de empreendimentos eólicos inscritos para o leilão, alcançando 322 projetos (73% do total). Três estados da região responderam por volumes expressivos na fase de cadastramento: Rio Grande do Norte, com 134 projetos somando 4.745MW; Ceará, que detém 118 empreendimentos com potência de 2.743MW; e Bhaia, com 51 parques eólicos com capacidade total de 1.575 MW.
Da região Sul, foram cadastrados 111 projetos (25%), cuja capacidade soma 3.594 MW (27%). Na avaliação do presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o grande número de empresas interessadas em investir na geração eólica permite antever uma forte competição no leilão, o que propiciará a contratação de energia a preços bastante alternativos para o consumidor. “O sucesso do leilão está garantido, na medida em que o interesse dos empreendedores superou as expectativas até do mais otimista dos analistas”, destaca Tolmasquim. Ele acrescenta que o total de capacidade inscrita equivale a dez usinas nucleares como a de Angra 3.
Quanto aos tamanhos dos projetos, a maior parte dos parques eólicos cadastrados na EPE apresenta potência instalada entre 25MW e 50MW: são 262 empreendimentos com 8 mil MW no total. Entre os aero geradores de grande porte, com potência acima de 100MW, foram inscritos seis projetos, totalizando 806MW de capacidade.
O primeiro leilão de energia exclusivamente voltado para a contratação de fonte eólica será realizado na modalidade de reserva, que se caracteriza pela contratação de um volume de energia além do que seria necessário para atender à demanda do mercado total do país. Os empreendimentos que ofertarem os menores preços e forem contratados assinarão contratos de compra e venda de energia de 20 anos de duração, válidos a partir de 1 de julho de 2012.
(Fonte: Jornal do Comércio, 17/07/09)


Postado por: Virginia Cini

Nenhum comentário:

Postar um comentário