quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Biogás

O biogás é um gás combustível, constituído em média por 60% de metano e 40% de CO2.
A produção de biogás de dá por meio da ação das bactérias em materias orgânicos, como por exemplo o lixo doméstico, residuos industriais de origem vegetal e eterco animal. Mas também pode ser produzido artificialmente através do equipamento chamado biodigestor anaeróbico, produzindo assim reações químicas de origem biológica. O funcionamento de um biodigestor é bastante simples. Trata-se basicamente de uma câmara fechada onde os resíduos orgânicos, são fermentados anaerobiamente sem a presença de oxigênio, transformando esta biomassa em gás combustível e fertilizante. Outro ponto positivo deste processo é que o biogás é capaz de produzir, simultaneamente, não apenas energia elétrica, mas também energia térmica na forma de água ou ar quente, o calor gerado pelo processo de combustão em motores/geradores convertidos a biogás. Por isso, o biogás pode ser usado para alimentar fogões, no aquecimento de água, motores, lampiões e em geladeiras a gás, se constituindo numa das fontes energéticas mais econômicas e de fácil aquisição. Um biodigestor doméstico tem a capacidade de produzir, em média, de 3 a 6 metros cúbicos de biogás por dia.
O próprio metano não possui cor, sabor e nem cheiro. Essa fonte energética é muito importante, pois acaba contribuindo com o meio ambiente por ser uma energia limpa e também por contribuir com a questão do lixo. O mundo precisa encontrar energias que substituem as tradicionais encontradas hoje como o carvão, o petróleo e as usinas hidrelétricas que provocam grandes impactos ambientais.
Em vários países o biogás é produzido em aterros sanitários e aplicado como fonte energética em processos sanitários, e em alguns casos existe até a comercialização do biogás para uso nas indústrias.

Postado por: Fabiana Flach

Nenhum comentário:

Postar um comentário