sábado, 12 de setembro de 2009

A energia que vem do mar.

A energia vinda das marés é um modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento das massas de água devido às marés. Para se obter esse tipo de energia pode-se utilizar três princípios: a energia vinda das ondas, vinda das marés, ou vinda das diferentes temperaturas dos oceanos.
No caso da energia vinda das ondas, o processo se dá dessa forma: existe uma turbina instalada no interior de uma câmara onde as ondas quebram, quando as ondas chegam nessa câmara empurram ar para dentro dela, fazendo a turbina se movimentar. Ao voltar, a onda faz o mesmo processo, liberando o ar da câmara, e este movimento movimenta a turbina. Então a energia produzida pela turbina, que é mecânica, se transforma em energia elétrica através de um gerador. Entretanto, esse método de geração de energia não é utilizado em grande escala, sendo capaz apenas de fornecer energia para poucas casas, ou bóias localizadas no mar.
Já a energia que vem das diferentes temperaturas dos oceanos, são mais raras ainda. O oceano tem várias temperaturas, na superfície é mais quente, e a media que deixamos a superfície percebemos que a temperatura da água vai diminuindo. E graças a essa diferença pode-se produzir energia elétrica, porém o problema dessa tecnologia é que a diferença de temperatura do fundo do oceano para a superfície deve ser de no mínimo 22°C, uma diferença muito difícil de se obter. Apenas o Japão e o Havaí utilizam esse tipo de tecnologia.
Entretanto a energia que vem das marés é uma boa forma de obtenção energética vinda dos mares. O único pré-requisito, e talvez o mais complicado de se obter, é a presença de correntes aquáticas fortes, que façam uma variação de no mínimo 5,5m entre a maré baixa e a alta. Cumprido esse pré-requisito, são construídas barragens sob bocas de câmaras de marés. Quando a água sobe, atravessa a barragem e enche a câmara. Quando a água baixa, as comportas da barragem são fechadas, formando assim uma cabeceira de água atrás da barragem. Dessa forma a água pode voltar para o mar, ativando as turbinas que estão conectadas a geradores, produzindo energia eléo conectadas a geradores, produzindo energia els que ra a superftrica. Esse tipo de energia vem sendo empregado desde 1967, quando a primeira central marémotriz foi inaugurada na França. além da França países como o Japão e a Inglaterra também utilizam essa tecnologia. La Rance, na França, se encontra a maior central do mundo, contando com uma barragem de 750m, equipada com 24 turbinas, tendo uma potência de 240 megawatts, sendo sufíciente para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes. No Brasil também existem variações capazes de gerar energia, como em São Luís, no Maranhão com variação de 6m, ou na ilha de Maracá, no Amapá, com variação de 11m, porém a topografia litorânea não favorece economicamente a construção de barragens.
Postado por Anna L. Giacomelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário